quarta-feira, julho 23, 2008

Pará Rico por Natureza

O Estado do Pará é rico por natureza, tem inúmeras praias e no último final de semana fui para Ajuruteua, que fica distante 36 Km de Bragança.

Bragança é uma maravilhosa cidade histórica. Seus prédios preservam a arquitetura européia do século XVIII, época em que foi colonizada e fundada.

A cidade está localizada à margem do Rio Caeté e é rica em mangues e igarapés. Ao norte, Bragança é banhada pelo Oceano Atlântico, onde encontramos a belíssima Praia de Ajuruteua. Ajuruteua, em tupi, significa "terra do ajuru". Ajuru é uma fruta típica do litoral paraense.

Em Ajuruteua acontece um fenômeno fantástico e engraçado, chamado Suatá, protagonizado pelos caranguejos, que saem dos manguesais, à beira da estrada, para o acasalamento. O ritual acontece duas vezes ao ano, nas luas cheia e nova, entre dezembro e maio. Por isso, neste período, deve-se atentar para as placas de sinalização, que indicam: "Atenção. Reduza a velocidade. Caranguejo na pista.”

Realmente, foi um final de semana maravilhoso e queria compartilhar com vocês a beleza que é o meu Estado.

Que praia linda!!!!

Sua areia é super branca e fina

Vamos tomar um banho no Oceano Atlântico???? Desfrutei da linda paisagem
Gosto de ficar sentada na praia, olhando para o mar, é a melhor forma de relaxar. Com companhias agradáveis é melhor ainda.
Os pescadores chegam bem cedinho com os barcos cheio de peixe. Não resistir e comprei 5kg de peixe fresquinho, que tem outro sabor.

Esse pontinho branco é a lua. Simplesmente fez uma noite linda

Só sorrisos!!!!

Um final de semana maravilhoso, num lugar lindo com pessoas super legais.

2 comentários:

Angela disse...

as praias daí são uma coisa de lindas hein!! vou mostrar amanhã mesmo pros meus pais! bjos!!

Anônimo disse...

Gostou das praias nao???

é sao lugares realmentes lindos

e inspiradores.


Juacely

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails