quinta-feira, agosto 27, 2009

Dia do Psicólogo



Hoje é dia do Psicólogo, mas como atuou somente ministrando palestras, poucas pessoas lembraram. Mas, não fiquei preocupada com isso, o importante é que adoro a minha profissão e sou feliz como Psicóloga!!

Recebi um texto da Rizia e gostei bastante. Obrigada querida pela lembrança e carinho.

PSICÓLOGO
Ninguém entende a mente humana melhor do que você. Haja capacidade e responsabilidade...Que aliás, VOCÊ tem de sobra!
27 de Agosto, DIA do Psicólogo. PARABÉNS pelo seu dia!

É ele que conhece, melhor do que ninguém, o nosso pequeno grande mundo pessoal e existencial. Sabe, mais profundamente, o que somos: o que, como, porque - sentimos, pensamos, fazemos.
O psicólogo é aquele que deve compreender aquilo que muitas vezes o que o amigo não consegue e percebe erradamente; que sempre deve querer compreender e se esforçar por isso. Compreendendo-nos, ele não só desvenda, como reforça o nosso eu verdadeiro, não só o nosso eu presente (quase sempre encoberto, apagado pelas defesas às múltiplas ameaças do nosso dia-a-dia).
Como disse Carl Rogers, inovador psicólogo americano, ele se sente “o parteiro” de uma nova personalidade, trazendo-a à luz, através da sua cálida aceitação do outro (o cliente) no seu presente, na esperança do seu devir futuro.
Acima da excelência da técnica que emprega está a riqueza da sua personalidade que se dá. Imprescindível, pois, que ele a cultive, desenvolvendo os dons que Deus lhe deu. O psicólogo deve ter e ser capaz de transmitir amor, equilíbrio e segurança.
Onde quer que se encontre o ser humano, cabe a presença do psicólogo, pois a Psicologia é a arte-ciência da existência humana.
O psicólogo cristão deve ser capaz de reconhecer suas origens e finalidades divinas, se inserir no seu universo como num todo, assumindo a sua fraternidade com os demais seres da Criação, suas relações de dependência, comunidade, cumplicidade, respeito e responsabilidade, num plano comum de coabitação com a Natureza, num plano fraterno - pois tudo veio do Amor e tudo pede Amor.
Sem perder o consenso e a ética, ele deve ter o coração e a mente abertos à Verdade, ou às verdades com que se depara em seus caminhos, ou seja, poder viver na consciência íntima da Humildade, percebendo, na medida em que cresce (na ciência e na vivência própria) o quanto lhe falta ainda, na sua estrada, a percorrer.

Um comentário:

Giseli Belo disse...

oie!
passei pra te convidar a participar do fórum

http://scrapeartes.forumeiros.com

espero tua visita
beijão

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails