domingo, dezembro 23, 2012

O melhor presente de Natal é fazer o bem!!!

Conversando com um amigo sobre o Acará tive conhecimento da carência do local, então  resolvi levar um pouco de alegria para as crianças da igreja Assembléia de Deus da localidade Boa Esperança. Compramos brinquedos, cesta básica e montamos a programação para fazer o Natal com Cristo. Viajei de carro com a mommy e os meus sobrinhos rumo ao município. Mas, para chegar na localidade é necessário mudar de transporte e viajar por mais  20 min de barco.
Antes de ir para nosso destino, aproveitamos para conhecer um pouco da cidade do Acará, um município que faz parte da microrregião de Tomé-Açu e tem a mandioca como sua principal economia, sendo a farinha o seu principal produto. Como boa paraense que sou, provei a famosa farinha do local e aprovei já que é super torrada e gostosa.
Os transportes mais utilizados são motos e barcos e fiquei impressionada pela  facilidade como eles se movimentam dentro dos barcos. Imagine a minha dificuldade de andar em pontes e me equilibrar dentro do barco. O interessante é que o barco não era tão pequeno, mesmo assim, sentei e fiquei quietinha durante a viagem. 
No Pará ainda existem muitos municípios carentes em vários sentidos, mas independente das dificuldades as crianças se divertem da sua maneira, seja em terra ou rio.
Para os meus sobrinhos a viagem foi uma aventura que eles curtiram bastante.  O rio é a fonte de tudo nessas localidades e para tomar banho basta se jogar e nadar a vontade. Realmente a vida no interior é bem diferente do meu dia a dia.
A igreja fica na beira do rio Acará e não tem energia elétrica, para o fornecimento é necessário um gerador, que infelizmente teve um problema causando um pequeno atraso no inicio da programação. Mas, nada atrapalhou o clima festivo das crianças e no final elas deram um show, cantando e recitando o jogral lindamente. 
Foi uma felicidade coletiva, até porque foi a primeira vez que a igreja teve uma programação de Natal como esta.
No final distribuímos presentes para as crianças da comunidade, fizemos sorteio de cesta básica e encerramos a programação com um delicioso lanche.
Fiquei admirada com a habilidade deles para pilotar os barcos. O mais engraçado é quando eles está chegando e gritam pedindo que os barcos estacionados sejam retirados para facilitar a sua parada e descida dos usuários.  A colaboração e a paciência são palavras de ordem, totalmente diferente da vida da cidade, onde vivemos num stress total  a cada dia.  
Amo fazer este tipo de trabalho, faz um bem enorme para a alma e o coração compartilhar amor e alegria. Muitos comentam sobre o meu bom humor e sorriso fácil e a resposta é simples: SOU FELIZ!!Como não ser? Deus tem sido maravilhoso e misericordioso e me proporcionado tantas alegrias e benção.
No retorno à Belém, paramos no sitio de um irmão e ele gentilmente nos ofereceu uma água de coco tirada na hora. Acho o máximo a habilidade deles em subir no coqueiro com peconha.
Eu e meu sobrinho bem que tentamos, mas se depende da minha habilidade vou morrer de sede. Durante a retirada de coco apareceu uma aranha caranguejeira o que me fez desisti mais rapidamente de ser uma expert apanhadora. 
No final agradecemos a Deus por tudo!!!
Rogo todos os dias para ser sempre grata por tudo que tenho e pela possibilidade de amar ao meu próximo como a mim mesma.  Foi um Natal super especial para mim e vai ficar guardando no meu coração com muito carinho.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails