segunda-feira, novembro 04, 2013

Conhecendo o Pará IV

Recentemente quando estive em Recife, conheci uma senhora aposentada que viaja pelo mundo todo. Quando falei que era do Pará, ela citou vários lugares que conhecia e comentou sobre a praia do Alter do Chão, localizada em Santarém. O engraçado, foi quando ela me perguntou se eu conhecia e respondi que não!! Ela ficou espantadíssima e falou que estava perdendo a oportunidade de conhecer uma das maravilhas do mundo. 
A partir daquele momento, constatei que preciso conhecer o Pará. É evidente que devido a sua extensão territorial, não é algo fácil, até porque para determinados municípios, o deslocamento é mais caro do que para qualquer destino na Europa. 
Mesmo assim, fui à Santarém, conhecer as maravilhosas Tapajônicas.
Alter do Chão fica localizado na margem direita do Rio Tapajós. Considerada um dos principal ponto turístico de Santarém, pois abriga a mais bonita praia de água doce do mundo. 
Segundo o jornal inglês The Guardian, é conhecida popularmente como Caribe Brasileiro. 
Seu nome é uma homenagem à cidade portuguesa de Alter do Chão. 
As praias de Alter do Chão têm areias branquinhas e a água doce e cristalina do Rio Tapajós. Ela aparece e desaparece durante um período do ano. No verão, a partir de Junho e Agosto, as águas começam a baixar e as praias reaparecem.
De Dezembro a Maio, chove muito e as águas dos rios sobem lentamente. Durante o mês de maio, as águas atingem o nível mais alto e as praias desaparecem. 
Aproveitei para tomar um banho no Rio Tapajós.
Eu sempre vivo de braços abertos para a vida e uma natureza magnifica. 
Como amo fotografias, aproveitei para fazer mil poses.
Duas belas paisagens!!!
Felicidades!!!!
 O encontro do Rio Tapajós com o Rio Amazonas, quando as águas não se misturam, simplesmente maravilhoso. Além dos botos que sempre aparecem para dá boas vindas!!!!
Alugamos um barco e fomos pescar. Foi a minha primeira pescaria e não sabia nem colocar direito a isca no anzol. Mas, os pescadores mais experientes deram as dicas e gostei da experiência.
Pesquei dois peixes, o primeiro fiquei tão emocionada que não puxei direito a linha e ele saiu do anzol, já o  segundo peguei uma piranha das grandes e garantir o meu almoço.
Realmente o Pará é rico por natureza. Isso é Pará, isso é Brasil!!!!!
Queria ficar mais neguinha, mas a turma não deixou. Aff!!!!Queria tirar o amarelo de escritório. Mas, é preciso ter cuidado com a exposição ao sol. 
Depois da pescaria fomos para uma praia reservada e aproveitei para tomar banho nas águas cristalinas do Rio Tapajós. 
Pura diversão com amigas queridas.
Procurando o boto coletivamente. 
Amo a natureza e tenho uma ligação fortíssima com a água, então quando estou stressada adoro ficar olhando para o rio ou mar, isso me proporciona uma paz incrível. 
Mil poses para registrar os momentos inesquecíveis. Como a paisagem é linda, não precisa de muito esforço para as fotos ficarem belíssimas.
Um dia maravilhoso com amigos especiais.
Fui visitar também a praia de Pindobal, localicada há 30 min de voadeira de Alter do Chão. 
A praia tem uma paisagem maravilhosaaaa!!!!
Impossível ficar stressada diante de tanta beleza e valeu a viagem. 
Amo o Pará e tenho muito orgulho desta terra tão bela. Como diz o nosso hino:
Ó Pará, quanto orgulho ser filho,
De um colosso, tão belo e tão forte;
Juncaremos de flores teu trilho,
Do Brasil, sentinela do Norte.
E a deixar de manter esse brilho,
Preferimos, mil vezes, a morte!

Salve, ó terra de rios gigantes,
D'Amazônia, princesa louçã!
Tudo em ti são encantos vibrantes,

2 comentários:

DE-PROPOSITO disse...

Deambulei por aqui.
E, desejo felicidades.

Edilene Pacheco disse...

NOssa amiga, que delícia de viagem!!
Suas fotos estão lindas.
Bjso

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails