quarta-feira, dezembro 26, 2007

Missão Solidária

Em 2007 o meu Natal teve um sabor especial, fui convidada para participar do Projeto Missão Solidária, desenvolvido na Região de Breves, entregando as famílias ribeirinhas cestas básicas, material escolar, calçados e brinquedos.

Breves é uma cidade localizada na Ilha do Marajó, que fica há 12 horas de barco de Belém e tem uma população de aproximadamente 95.084. A sua economia principal é o extrativismo, destacando-se açai, palmito, carvão e madeira.

Este é o segundo ano do projeto e atendeu mais de 450 famílias. A equipe conta com psicóloga, pedagoga, assistente social, contadora, administradora e voluntários. A iniciativa do projeto é de uma empresa madeireira que atua na região e outras parceiras.


O nosso objetivo para 2008 é iniciar um processo de mudança na vida dos ribeirinhos, incluindo ações educativas. Foram dois dias de trabalho e com certeza foi uma experiência maravilhosa. Tive contato com pessoas e história de vida incrível e enriquecedora.


No segundo dia continuamos a doação em Melgaço (5h de viagem de Breves), foi pura aventura, pois a lancha que estávamos entregando os donativos quebrou em alto mar no momento que estávamos voltando para o barco principal. Para piorar o problema não tínhamos remo, só botos cor de rosa ao nosso lado. Conseguimos chegar na casa de um ribeirinho remando com os pés e as mãos e fomos recebidos com muito carinho. Os ribeirinhos foram buscar socorro na cidade que fica 1h30 de barquinho e fomos socorrido às 23h. Não fiquei desesperada, mas passou um filme na minha cabeça com os acontecimentos de 2007. Valeu a experiência!!!!!


Quero agradecer de coração à:
- Deus - pela oportunidade de ajudar o próximo e pelos livramentos
- Norma - pela iniciativa, pela coragem e pela coordenação do projeto
- John - pelo apoio e receptividade
- Ivana, Soró e Samarone - pela disponibilidade de estender a mão ao próximo, mas principalmente pela capacidade de transformar momentos de aflição em sorrisos e pelo inicio de uma grande amizade.
- Izabel, Rita e os tios do barco - pela amizade e atenção
- Fernando - pela companhia, pelo carinho e os flashes.
- A minha família - que no momento de comemoração familiar compreendeu a minha ausência
- Aos ribeirinhos - que apesar de toda dificuldade não economizam alegrias e sorrisos.
Tem momentos na vida que são inesquecíveis e participar deste projeto foi um deles. MUITO OBRIGADA!!!!


2 comentários:

Anônimo disse...

parabens pelo fato de ter ajudado essas pessoas........
que Deus te de tudo..............................

Anônimo disse...

Muito bem Joelma. Voce esta fazendo o que Deus nos ensinou ajudar a quem precisa, prabens. Ja da para ser uma missionaria.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails